O Entrevistas Fictícias lamenta a morte de Dom Nortadas de Albuquerque e endereça as suas mais sinceras condolências à sua família (procurámos amigos que não fossem da família, mas não encontrámos).
Dom Nortadas, ficará para a história como o maior inspirador deste jornal, e o criador dos dois mais importantes marcos da retórica do reino. Referimo-nos a "acho muito engraçado..." e "já estão a transformar isto num circo".
Sempre que alguém repetir estas frases saberemos que o espírito de Dom Nortadas está entre nós.




quinta-feira, 28 de julho de 2011

Entrevista certificada

E porque o público exigia (por público entenda-se a entrevistada), voltamos ao nosso formato incial, o das entrevistas puras e simples. Deliciem-se com as palavras sábias da Condess..., isto é da muy nob... bem, queremos dizer de Dam..., ou seja, da ilustre tecelã de Alcob... ou será ferreira de Coimbra? Bem, convosco, apanhada de bjeka na mão entre o tribunal e o pomar, Liadan D'Ayres.


Entrevistador - Começo por agradecer a disponibilidade de Dama Liadan d'Ayres, Condessa de...

Liadan - Olhe, se faz favor, não me chame Condessa que me põe tensa. Repito que não sou nobre.

E - Mas... pensava que... afinal não foi eleita Condessa de Coimbra?

L - Fui sim, e com muita honra, fui Condessa, mas não sou Condessa, é simples, não é?

E (coçando a cabeça confundido) - Não...

L - Pela Deusa! Será que tenho que lhe explicar como se você fosse o Psycorps? Para se ser Condessa é preciso ser-se eleita Condessa, e eu fui. Mas para se ser Condessa é preciso ter deixado de ser Condessa, e eu ainda era Condessa quando me declararam Condessa, ora é óbvio que uma Condessa não pode ser Condessa enquanto ainda é Condessa, logo... não sou Condessa. Por isso não sou nobre! Claríssimo.

E - ...

L - Ó homem, beba uma bjeka que isso passa. Se quiser mostro-lhe o meu certificado de que não sou nobre. Quer? Tenho um e tem selos e tudo!

E - Não, ora essa, por quem sois? Não é preciso mostrar nada.

L - Pois, que fique bem claro! Não sou nobre, e tenho um certificado de não nobreza a prová-lo. Se calhar você não tem nenhum. Não tem vergonha? Valha-lhe a Bjeka!

E - De facto... não tenho nenhum certificado a provar que não sou nobre, imagino que dê jeito ter um sempre à mão... deve ser um sucesso em reuniões no pomar... mas adiante. A sua administração ficou célebre por ser o período da história do reino em que mais acusações de alta traição se trocaram em tribunal. Quer contar-nos como tal aconteceu?

L - Na verdade é lamentável, pois não quero mal a ninguém. Sou amiga de todos, se excluírmos um ou dois, como Dom Dunpeal, Dama Amber, Dom Psycorps, Dama Gwenhwyfar, todo o PDP, metade dos habitantes da Guarda, o alto clero, e o Rei. Assim de repente não me lembro de mais ninguém. Ahhh, e os nobres. Já lhe disse que não gosto de nobres?

E - Já tinha entendido. No entanto vejo que se esqueceu nessa lista de uma figura importante.

L - Importante? Quem?

E - Refiro-me a Dom Nortadas, claro, com quem tem tido disputas titânicas, e que a acusou de ter desgraçado as minas de coimbra.

L - Mas importante? Quem?... O problema das minas não é a gestão, é que as pessoas estão todas ocupadas no tribunal. Nunca percebi porquê. Mas quem disser o contrário é processado por traição oficial.

E - E Dama Liadan...

L - Pelo pomar de Alcobaça! Não me chame Dama, sou apenas uma normal cidadã.

E - Sim cidadã Liadan, mas não pode negar que o Condado é influenciado politicamente pelas suas guerras com Dom Nortadas.

L - É? Não sei de nada. Tem certificado disso?

E - Não, mas certamente uma cidadã experiente como a senhora saberá tudo sobre as diversas facções políticas de Coimbra.

L - Na verdade não, eu de política não entendo nada, sou uma simples tecelã.

E - Queira-me desculpar, mas a senhora Liadan é mais que isso, todos sabem como move muitos interesses e ideias. Além disso é ferreira e não tecelã.

L - Pela lua, pela Deusa e por todos os espíritos do pomar de Alcobaça, isso é uma insinuação? Tenho de o levar a tribunal? Que há-de ser agora, uma desordem pública, ou uma fraude? Escolha! Já lhe disse: sou uma simples e humilde tecelã, mesmo sendo ferreira. Quer ver? Calha bem que até trouxe comigo o meu certificado de tecelagem simples e humilde!

E - Também tem certificado disso? Não obrigado, não é preciso. Mas como pessoa importante do extinto PL, pensei...

L - Pela Deusa! Nunca fui membro do PL! Concerteza o senhor está-me a confundir com aquela outra, de nome celta, Kristiana qualquer coisa. As pessoas confundem sempre. Não podia haver maior diferença. Ela era celta, eu sou aristotélica. Pela Deusa lho juro! Ela era Viscondessa eu não sou Condessa! Ela era wican, eu é mais cerveja. Poderia haver maior diferença.

E - Será por ter habitado a mesma casa, lido os escritos dela, e se dizer que com o seu vizinho promovem sessões espíritas no pomar a altas horas, para invocar o espírito da defunta Kris?

L - Quer um processo por alta traição? Quer? Só fiz isso umas cinco ou seis vezes. Se bem que às vezes me sinto possuída pelo espírito dela, principalmente em presença do demo... isto é, do Dunpeal.

E - Mmmmmm...

L - O que foi? Duvida do poder da Deusa? Quer um processo por heresia?

E - Não, não! Se são cerimónias nocturnas que incluem beber até não se poder mais, e sair a correr nua pelo pomar, não duvido nada que tenha sido possuída por alguma coisa... ou alguém. E por falar nesse alguém, há um nobre, no entanto, que Dama Liadan admira, refiro-me claro ao Conde Abraz.

L - Ao contrário do que está a insinuar não há nada entre mim e Dom Abraz, somos só vizinhos e nada mais, ouviu? Posso provar com este certificado de vizinhança e nada mais. Acho que o senhor precisa é de um processo por difamação.

E - Não precisa provar nada. Eu não insinuei coisa nenhuma.

L - No entanto é claro muita coisa nos une. Como o nosso amor por Alcobaça...

E - Entendo. Por isso mudaram ambos para Coimbra.

L - Mudámos mas seremos sempre alcobacenses de coração e nunca conimbricenses. Quer ver o meu certificado de não ser conimbricense, mas sim alcobacense? Tenho aqui um! Quer ver?

2 comentários:

  1. Gostei mesmo apesar da maior parte destas "insinuações" não serem dignas de um certificado... eheheh.

    Alem disso respeito com a alma penada da defunta, se faz favor, que ao menos não voltou para assombrar ninguem!

    ResponderEliminar

Parece que algumas pessoas que usam o Internet Explorer não conseguem comentar. Se for esse o seu caso, tente com Firefox, que tem um melhor sentido de humor.