O Entrevistas Fictícias lamenta a morte de Dom Nortadas de Albuquerque e endereça as suas mais sinceras condolências à sua família (procurámos amigos que não fossem da família, mas não encontrámos).
Dom Nortadas, ficará para a história como o maior inspirador deste jornal, e o criador dos dois mais importantes marcos da retórica do reino. Referimo-nos a "acho muito engraçado..." e "já estão a transformar isto num circo".
Sempre que alguém repetir estas frases saberemos que o espírito de Dom Nortadas está entre nós.




quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Sou Rei ou não sou Rei?


Antes que ele bata as botas de vez, o Entrevistas Fictícias lembrou-se de entrevistar Sua Majestade, Dom Mac de Monforte, Rei de Portugal. Como não podia deixar de ser, preparem-se para revelações chocantes, planos avassaladores e opiniões que não lembrariam a ninguém.

Curvem-se... ou não... perante as palavras régias de Mightymacky, o homem que nunca pensou no trabalho em que se ia meter quando num dia de ócio clicou num botãozinho novo.


Entrevistador - É com muita honra, que temos hoje connosco Sua Majestade Dom Mac de Monforte, Rei de Portugal, Baronete de Trovas e Poesias.

Mightymacky - E Duque de Bragança...

E - Desculpe, como?... Não tenho isso aqui nos meus papéis.

M - Diz Duque de Bragança, pá! Ou queres ficar de más relações comigo?

E - Por quem sois, Vossa Majestade, nunca ficaria de más relações convosco.

M - Então recomeça e diz que sou Duque de Bragança!

E - Sim Vossa Majestade... É com muita honra, que temos hoje connosco Sua Majestade Dom Mac de Monforte, Rei de Portugal, Duque de Bragança e Baronete de Trovas e Poesias.

M - ... e hereditário.

E [perplexo] - Como?

M - Diz que o título é hereditário!

E - Mas Majestade, eu não percebo nada dessas coisas da heráldica.

M - Ai estás de más relações estás!

E - Não Vossa Majestade, juro-vos que não estou.

M - Está bem, mas espera aí. Tu não estás de más relações comigo, mas se calhar eu estou de más relações contigo. Deixa ver, ando sempre com uma lista com as minhas más relações. Espera aí enquanto leio.

[Pausa enquanto Mightymacky lê uma enorme lista, balbuciando nomes de modo inaudível, entre os quais às vezes se percebe uma palavra ou outra.]

M - ... Abraz ... Alegnasea ... Araj ... Chrisya ... Credível ... Heráldica ... Rhyannon ... Tugas ... Vega_adc ... Yochanan ...

E - Não pude deixar de ouvir alguns nomes que me surpreenderam, como por exemplo o Marquês Vega de Camões.

M - Ah, isso deve ser coisa do meu Camareiro-mor, o 1000faces, eu peço-lhe para organizar a lista alfabeticamente e ele às vezes acrescenta uns nomes.

E - E o Conde Abraz?

M - Esse deve ser coisa do meu Conselheiro para os Negocios Estrangeiros, o Conde Nortadas, nenhuma lista pode ser aprovada sem o selo dele, e às vezes também acrescenta uns nomes.

E - E Alegnasea?

M - Ah, esse deve ser coisa da minha esposa, SAR Ellinha. Mal do homem que não deixa a esposa mexer na sua lista negra.

E - Mas não deixa gente a mais colocar nomes nessa lista?

M - Ó homem, eu deixo quem eu quiser! Quem manda aqui? Sou Rei ou não sou Rei?

E - Sois Rei, pois claro!

M - Então está calado e não faças perguntas parvas! Estás com sorte que o teu nome não está na lista. Mas deve ser por pouco tempo. Já há dois dias que não estou de más relações com ninguém novo.

E - Mas não teme que, com tantas más relações, o seu papel de moderador e equilíbrio do reino seja dificultado?

M - Modera... quê? Então não percebes que isto só lá vai à marretada?

E - É que esperava um papel mais diplomático...

M - E eu esperava súbditos inteligentes! Eu explico-te, pá. Eu sou o Rei, logo, eu é que mando. Mando todos portar-se bem, serem meus amigos, etc. Vês isso acontecer?

E - Mmmmm, na verdade não.

M - Então é porque são traidores à vontade do Rei!

E - Ou pessoas com vontade própria...

M - Estamos mal, vais estar de más relações comigo vais. Ajudaste a escrever os Princípios da Heráldica? Não! Escreves a Constituição? Não! Estás na minha guarda pessoal? Não! Mataste algum pirata italiano ou francês? Não! Apareces ao menos a aplaudir os meus teatros? Não! És uma força de bloqueio à prosperidade do reino! Tenho a certeza de que nem vais às minas...

E [amedrontado] - Mas Vossa Majestade, sou um simples jornalista, tenho mãozinhas delicadas e só sei fazer perguntas. Continuando, quer-nos explicar quais são as funções do seu Conselho Real?

M - O Conselho Real é a lista de todas as pessoas que nunca puseram em causa o facto de eu ser Rei. Agora falta só arranjar-lhes uma função. Como são onze pessoas, talvez ainda formemos uma equipa de Soule.

E - Dom Mac de Monforte tornou-se conhecido no reino pelas suas poesias e teatros, não sente falta disso?

M - Não. Os palcos mudaram, mas agora tenho mais palhaços, bobos e jograis com quem falar todos os dias. Ainda há tempos tentei ensinar uns malabarismos lá na Corte dos Nobres, mas foi complicado, há lá muita gente que mal se mexe, alguns que já nem se curvam, outros que mal se endireitam.

E - Dados os seus conhecimentos internacionais, o que acha que Portugal pode, hoje em dia, exportar para o estrangeiro.

M - Nobres! Temos um superávite, um mercado tão sobrecarregado que andam sempre a atropelar-se nos corredores e praças. É triste, mas não é culpa deles, coitados. Eram bem trocados, um marquês por uns barris de whisky ou vinho francês, um visconde por uma tapeçaria, e acho que alguns barões até valiam um presunto ou dois. Também estatutos, temos neste momento mais estatutos que cidadãos. Proponho a venda de estatutos, com um câmbio de conjuntos de 20 artigos por cada cidadão importado. E cidadãos com estudos valeriam um bónus de artigos com muitas alíneas. Teríamos um logo aumento populacional de uns 2000 cidadãos.

E - E que projectos sugere para que o Reino se una mais e cresça?

M - Como nação guerreira que somos, penso que o futuro do reino está na conquista de novos mundos.

E - E não estamos muito depauperados para tais investimentos?

M - Ó homem, não acreditas na capacidade de improviso portuguesa? És mais um que não gosta dos meus planos, és? Mas sou Rei ou não sou Rei?

E - Sim Majestade, mas é que...

M - Já ouviste falar da "guerra de paciência". É só mandar o Nortadas, o 1000faces, a Liadan, o Psycorps, o Martimen, o Nefestus e a Sccm bombardearem um fórum com discursos, e não há exército inimigo que resista! E fica-nos barato.

E - Não é mal pensado, mas são pessoas muito ocupadas, estariam disponíveis?

M - Iam só dois de cada vez, mais que isso é contra a convenção de Genebra. E iam só como segunda carga. Primeiro mandava uma vanguarda de gente dispensável, que não mata mas mói, tipo o BartolomeuIII, o Napoleao_bonaparte, o Juva, o Biagio ou o Leomion. A tropa inimiga fica logo meio aparvalhada. E depois sim atacava com armamento pesado. Há que saber usar os nossos recursos.

E - E que territórios vê como prioritários?

M - Se não fosse a minha doença eu mesmo comandava a invasão dos territórios mais hostis ao reino... como o Conselho de Sintra, a Corte dos Nobres, e vários Marquesados que há por aí a mais.

E - Falando da Vossa doença, o que pode nos dizer sobre isso?

M - Sofro de uma doença nova chamada "monarquite crónica". É incurável, transmitida pelo bichinho da coroa, que morde uma pessoa quando ela se torna rei. Aquela porcaria anda de cabeça em cabeça sem nunca ser lavada. Um nojo.

E - E que sintomas ela dá.

M - Dizem que cria alucinações, dá manias de grandeza, excessos de ego, e faz a pessoa pensar que manda no reino. Felizmente nunca fui afectado por nada isso.

E - Farei só uma última pergunta. Em jeito de balanço, como definiria o Vosso reinado?

M - Penso que contribuí para o sustentar dos valores fundamentais que definem o nosso reino. Refiro-me obviamente à maledicência, futilidade, vaidade, lavagem pública de roupa suja, brigas parvas e facadas nas costas. Não os criei, mas felizmente também não os destruí. Deixo por isso um reino que não envergonha a minha antecessora, nem compromete quem vier a seguir.

3 comentários:

  1. Adorei!!...Parabéns kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderEliminar
  2. E a grande frase que me ocupa neste momento os pensamentos é... Nem o Pai morre, nem o Nortadas almoça!!!

    ADOREI!!!! Fico á espera que me digam qual o forum a atacar... que o nosso está um tédio! :)

    ResponderEliminar
  3. loooool Meus Parabéns,
    Realmente adorei!!!
    Amigo Solitario

    ResponderEliminar

Parece que algumas pessoas que usam o Internet Explorer não conseguem comentar. Se for esse o seu caso, tente com Firefox, que tem um melhor sentido de humor.